O investimento num Plano Poupança Reforma (PPR) em Portugal goza de um conjunto de benefícios fiscais bastante favoráveis quando comparado com outros produtos de investimento.
Se, por um lado, obtém um benefício fiscal anual em sede de IRS que pode ir até 400 euros, por outro lado, as mais-valias, caso o resgate aconteça dentro das condições previstas na lei, são taxadas a apenas 8% ao invés dos 28% noutros produtos de investimento. Há ainda que considerar que qualquer alteração de estratégia dentro do produto PPR permite diferir o pagamento de impostos para o momento do resgate, algo único nos produtos financeiros.
Às vantagens fiscais anteriormente referidas, se juntar uma rentabilidade média anual interessante, poderá conseguir acumular um património financeiro relevante no decorrer dos anos. Sabia que se investir, desde os 30 anos de idade, 84 euros por mês num PPR com uma rentabilidade média anual de 4%, irá chegar à reforma com 100 000 euros *? Conheça melhor o potencial de longo prazo do investimento num PPR no Simulador de Reforma.
Os PPR dividem-se em dois grandes grupos: Seguros e Fundos PPR.
Existem várias diferenças relevantes entre os dois, sendo que uma das mais importantes se prende com o facto dos seguros PPR proporcionarem, tendencialmente, uma rentabilidade bastante inferior já que possuem garantia de capital. Esta garantia de capital está, no entanto, dependente da solidez dos balanços das próprias seguradoras.
Por outro lado, os fundos PPR, ao não possuírem capital garantido, e serem património autónomo da Sociedade Gestora, dão aos gestores maior flexibilidade na procura de melhores oportunidades de investimento . Esta abordagem permite que o investidor possa aproveitar a valorização que os mercados financeiros podem proporcionar, escolhendo um PPR alinhado com o seu perfil de risco.
Historicamente, analisando períodos de tempo suficientemente longos, o retorno obtido ao investir nos mercados acionistas é bastante compensador. O risco adicional que os investidores suportam em comparação com produtos de capital garantido é totalmente compensado em termos de rentabilidade, para quem está disposto a aceitar a volatilidade, e tem um horizonte de investimento longo o suficiente.
No entanto, o investimento em Fundos PPR não é isento de períodos temporários de desvalorização. Tal como o gráfico acima demonstra, existem intervalos de tempo esporádicos durante os quais se assiste a uma perda de valor generalizada no mercado acionista. As boas notícias é que esses períodos perdem relevância ao analisar um intervalo de tempo suficientemente amplo, e podem até constituir uma boa oportunidade de entrada ou de reforço dos investimentos. Daí ser importante ter um plano de investimento a longo prazo!
Como o gráfico acima ilustra, o caminho de um investimento de longo prazo nos mercados financeiros não é isento de altos e baixos. As condições económicas do momento, as políticas dos bancos centrais, os conflitos geo-políticos, entre outros, fazem com que os valores dos ativos vão variando ao longo do tempo. Qualquer investidor que procure extrair um maior rendimento das suas poupanças deve aceitar que vai ter períodos de maior volatilidade, devendo abstrair-se do ruído diário que influencia a cotação dos ativos.
When stocks are down, don’t watch the market closely
Quando o mercado acionista está em baixo não o siga de perto
Warren Buffett
Caso a emoção tome conta da gestão financeira, arrisca-se não só a assumir perdas que seriam totalmente recuperadas mais tarde, como também abdicar dos retornos da recuperação.
Apesar dos dados históricos comprovarem a normalidade dos períodos de desvalorização, a verdade é que estes causam sempre receio e preocupação a alguns investidores. No entanto, para quem invista de forma global e diversificada com um horizonte temporal de longo prazo, não há qualquer motivo de preocupação
Os fundos PPR da Optimize enquadram-se nesta definição já que são produtos diversificados globalmente e recomendados para um horizonte temporal de investimento de longo prazo. Na verdade, 2022 não é o primeiro ano que os PPR da Optimize (e outros no mercado) atravessam um período de desvalorização. No entanto, como demonstra o quadro abaixo, estes são uma exceção e os períodos de valorização compensam largamente os investidores pacientes
Investir nos mercados financeiros proporciona um potencial de rentabilização superior à maior parte dos produtos de investimento mais tradicionais. Para um investidor particular poder aumentar a rentabilidade obtida, é recomendável que adopte um horizonte temporal de investimento de longo prazo e não o abandone prematuramente, pressionado por desvalorizações temporárias.
Pelo contrário, os períodos de quedas podem constituir excelentes oportunidades de reforço pois permitem entrar num ativo com um preço inferior e assim aproveitar o período de recuperação que habitualmente se segue.
* Pressupostos da simulação: reforma aos 67 anos, inflação de 1%.