FAQ
Abertura de Conta online
Conheça a resposta ás perguntas mais frequentes.
1O que é a Chave-Móvel Digital?
A Chave Móvel Digital é, um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte, ou título de residência, para um cidadão estrangeiro. Este meio permite que o cidadão, português ou estrangeiro, possa assinar, eletronicamente e de forma segura, documentos em formato PDF através da aplicação Autenticação.Gov (Cartão de Cidadão) ou do site autenticação.gov.pt. A Chave Móvel Digital pode ser solicitada por qualquer cidadão, online ou presencialmente:
Online:
Pelo site autenticação.gov.pt, por cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação. Através do Portal das Finanças, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão.
Presencialmente:
Espaços Cidadão e Espaços Empresa do Registo Criminal (Direção-Geral da Administração da Justiça)
Registo Nacional de Testamento Vital (RENTEV)
Serviço Nacional de Saúde (SNS)
Serviços do Instituto de Registo e Notariado
Para titulares de Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão de Residência (Nota: Para ativar a CMD com Título ou Cartão de Residência é necessário o número de cartão de contribuinte.)
A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança:
- Palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN);
- Um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter.
Pode optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.
Online:
Pelo site autenticação.gov.pt, por cidadãos portadores de Cartão de Cidadão, leitor de cartões e código PIN de autenticação. Através do Portal das Finanças, solicitando o envio de carta, com palavra-chave temporária gerada automaticamente e de forma aleatória para a morada do titular do Cartão de Cidadão.
Presencialmente:
Para titulares de Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Passaporte, Título ou Cartão de Residência (Nota: Para ativar a CMD com Título ou Cartão de Residência é necessário o número de cartão de contribuinte.)
A Chave Móvel Digital é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais e sítios da Administração Pública na Internet, com dois fatores de segurança:
- Palavra-chave escolhida pelo cidadão (PIN);
- Um código de segurança numérico e temporário recebido por SMS, e-mail ou mensagem direta no Twitter.
Pode optar por receber o código de segurança numérico por telemóvel é mais seguro do que receber por e-mail. Ao usar estes métodos tem a responsabilidade pela utilização segura da sua palavra-chave (PIN) bem como do telemóvel e e-mail associados ao seu registo.
2Que tipo de conta posso abrir?
Com a abertura de conta online através da chave móvel digital poderá abrir qualquer conta fundos e investir nos vários fundos de investimento ou fundos PPR da Optimize Investment Partners.
3Quais os documentos necessários para abrir conta?
Caso realize a abertura de conta com Chave Móvel Digital (CMD), é apenas necessário o envio do Comprovativo de IBAN.
Caso não utilize CMD, terá de nos enviar o Formulário de Abertura de Conta completo assinado, cópia autenticada do Documento de Identificação, Comprovativo de Morada e Comprovativo de IBAN.
Em alguns casos podem ser solicitados documentos adicionais, como por exemplo relacionados com a origem dos fundos ou comprovativo de profissão ou residência fiscal.
Caso não utilize CMD, terá de nos enviar o Formulário de Abertura de Conta completo assinado, cópia autenticada do Documento de Identificação, Comprovativo de Morada e Comprovativo de IBAN.
Em alguns casos podem ser solicitados documentos adicionais, como por exemplo relacionados com a origem dos fundos ou comprovativo de profissão ou residência fiscal.
4Quando posso usar a minha conta?
Após a validação da sua documentação e a receção do montante de subscrição inicial irá receber um e-mail de confirmação da execução da operação bem como os seus acessos ao espaço cliente da Optimize.