« Back to Glossary Index

Fintech

« Back to Glossary Index

“Fintech é um termo que nos remete para a tecnologia financeira e que descreve um setor emergente de serviços financeiros. Desde o final da primeira década do século XXI, o termo expandiu-se para incluir qualquer inovação tecnológica no setor financeiro, incluindo inovações em literacia financeira e educação, banca comercial e investimento. O termo tecnologia financeira pode aplicar-se a qualquer inovação nas transacões dos indivíduos.
Desde a revolução da Internet até à revolução da Internet móvel, a tecnologia financeira tem crescido de forma explosiva, e ‘fintech’, que originalmente se referia à tecnologia informática aplicada ao back-office de bancos ou empresas de trading, descreve agora uma ampla variedade de intervenções tecnológicas individuais e empresariais financeiras.

Horizontes de Expansão da Fintech

As tecnologias que estão a ser desenvolvidas e que devem começar a responder às necessidades do mercado em 2020 incluem:

  • 1) Os serviços bancários, de trading e as commodities que passarão a estar disponíveis através de aplicações para telemóvel;
  • 2) As carteiras digitais, que permitem que cada indivíduo proceda ao pagamento das suas compras de uma forma automática;
  • 3) A consultoria financeira atarvés de sites de robo-advisers, assim como ferramentas que permitem uma melhor gestão do dinheiro de cada indivíduo.
Nova tecnologia em Fintech

O surgimento de novas tecnologias, como a análise comportamental preditiva e o marketing orientado para os dados, levarão o trabalho de suposições para fora das decisões financeiras. No Back-Office, a análise melhorada dos dados ajudará clientes institucionais a refinarem mais as suas decisões de investimento e à abertura de novas oportunidades para a inovação financeira.

Quem usa fintech?
  • 1) B2B para bancos;
  • 2) seus clientes-empresa;
  • 3) B2C para pequenas empresas;
  • 4) consumidores.

As tendências em relação aos serviços bancários através de aplicações no telemóvel, o aumento da informação, dos dados e uma análise cada vez mais precisa e descentralizada criarão oportunidades para que estes quatro grupos interajam de formas nunca antes vistas.

« Voltar ao Glossário