« Back to Glossary Index

Inflação

« Back to Glossary Index

A Inflação é o aumento do nível geral dos preços numa zona económica. Corresponde a uma queda do poder de compra. De modo geral, a palavra inflação é utilizada para designar aumento de preços.

A inflação tem efeitos internos e externos:

  • Do ponto de vista externo, a inflação traduz-se por uma desvalorização da moeda;
  • Do ponto de vista interno, a inflação traduz-se pelo aumento do volume de dinheiro e dos preços.
Função de uma inflação leve

O risco da inflação representa um incentivo essencial para o investimento (ao invés da simples poupança). Muitos economistas vêem na inflação leve um mecanismo de fluidificação da economia. Com efeito, existem valores inelásticos para baixo, que tendem a subir. Por isso, esforços para manter uma taxa zero de inflação penalizariam outros sectores com queda de preços.

Tipologia da inflação

A “Inflação Prematura” é causada pelo aumento dos preços sem que o pleno emprego seja atendido. A Inflação Reprimida” é causada pelo congelamento dos preços por parte do governo. A “Inflação de Custo” é causada pelo aumento dos custos de produção. Ocorre, por exemplo, quando a produção é reduzida. A Inflação de Procura” é causada pelo aumento do consumo. É a forma mais comum de inflação. Para controlar uma crise de inflação de procura, os Bancos Centrais organizam uma redução da oferta de moeda, levando a uma diminuição do crédito e, consequentemente, a um abrandamento económico.

Conceitos relacionados

A Deflação é o conceito oposto à inflação. A Estabilidade de preços corresponde a uma “”inflação”” de quase 0%. A Desinflação corresponde a uma redução na taxa de inflação, que não é suficiente para causar deflação. A Estagflação corresponde a uma inflação forte num contexto de fraco crescimento económico.
A “Inflação” é o aumento do nível geral dos preços numa zona económica. Corresponde a uma queda do poder de compra.

Histórico

Os dois exemplos mais clássicos da inflação são dois exemplos extremos que ocorreram na história:

  • No Império Romano, na época do reino do Imperador Diocleciano, houve uma inflação causada pela desvalorização dos denários, a moeda imperial. Antes confeccionados em ouro puro, os denários passaram a ser fabricados com ouro impuro. O imperador não percebeu esta causa. Ele culpou a avareza dos comerciantes e decidiu punir qualquer comerciante que praticasse preços acima dos fixados.
  • Na Alemanha, entre Janeiro de 1919 e Novembro de 1923, os preços aumentaram em 1.000.000.000.000%. Foi a pior inflação da história, causada pela primeira guerra mundial: as destruições materiais e os constrangimentos definidos pelo tratado de Versailles levaram nomeadamente a este nível de inflação.
« Voltar ao Glossário