No dia 29 de setembro teve lugar a 8.ª edição dos “Prémios Melhores Fundos Jornal de Negócios / APFIPP”, onde foi distinguido o talento nacional da gestão de ativos de valores mobiliários e imobiliário.
Neste evento, promovido pela Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios, a Optimize Investment Partners foi distinguida com três prémios:
Estes são prémios calculados de forma independente e com uma base quantitativa, sendo determinados com base na rentabilidade ajustada pelo risco, tendo como referência o período relativo aos últimos três anos. A Optimize foi assim distinguida tendo em conta a consistência dos resultados e o risco associado e não apenas a rendibilidade obtida.
Carlos Pinto – Senior Investment Manager
Foi com enorme satisfação que vemos o trabalho da Optimize e da gestão independente a ser reconhecido, quer na gestão de PPR que na gestão de fundos flexíveis. É um momento marcante para todos os colaboradores, clientes e stakeholders da Optimize.
Pedro Lino – Presidente da Optimize
A Optimize, tem focado a sua estratégia na constituição de soluções de investimento adaptadas aos mais diversos perfis de risco, desde os mais conservadores ao mais volátil.
A sua oferta de PPR, que conta já com cinco fundos, permite ao investidor adaptar os investimentos às diferentes fases da sua vida, uma vez que beneficia da capacidade de alterar estratégias diferindo o pagamento do imposto para o momento do resgate parcial ou total.
O PPR Moderado, com Risco 3, distingue-se pela sua menor exposição às ações, com limite máximo de 15% e tem revelado ser bastante resiliente mesmo em momentos de maior volatilidade do mercado
Já o PPR Ativo, com Risco 4, tem uma exposição máxima às ações de 55%, o que permite beneficiar da valorização dos mercados acionistas a longo prazo, sem nunca esquecer a exposição às obrigações que lhe conferem uma remuneração fixa.
Ambos os fundos são caracterizados por uma elevada diversificação quer por mercados, países e instrumentos financeiros que o compõem.
Por outro lado, a oferta de Fundos Flexíveis pela Optimize, que conta com um histórico superior a 10 anos, agora através do Luxemburgo, também esteve em destaque.
A distinção do Global Flexible Fund como sendo o melhor fundo flexível demonstra a capacidade de criar valor aos clientes e que a flexibilidade da gestão na abordagem ao mercado tem benefícios a longo prazo. A capacidade de poder rapidamente diminuir a exposição aos mercados accionistas ou obrigacionista tem um valor acrescentado que acaba por ser colhido ao longo dos anos. Este é um momento de grande orgulho para todos nós.
Nuno Santos – Administrador da Optimize
Num ano particularmente difícil, com maior volatilidade e incerteza na economia mundial e nos mercados, a Optimize irá continuar o seu trabalho de procurar as melhores opções de investimento para longo prazo e, com independência, defender o melhor interesse para os seus clientes, a quem agradecemos a confiança ao longo dos últimos anos.
Pedro Lino – Presidente da Optimize
Comunicado no site da APFIPP: https://www.apfipp.pt/pt/noticias/2022/setembro/comunicado-de-imprensa-premios-melhores-fundos-jornal-de-negocios-apfipp-2022/