FAQ


Fundos de Investimento

Conheça a resposta ás perguntas mais frequentes.

Fundos de Investimento

1O que é um fundo de investimento mobiliário?
Os Fundos de Investimento Mobiliário ou Organismos de Investimento Coletivo (OIC), são instrumentos financeiros que permitem aos pequenos investidores a aplicação das suas poupanças em regime conjunto, com uma gestão profissional, com objetivos e estratégias de investimento predefinidas, permitindo-lhes participar de um leque mais alargado de investimentos.
O investimento em OIC é titulado em unidades de participação (UP), valorizadas diariamente.
2O que é uma unidade de participação (UP)?
As unidades de participação são parcelas unitárias, que representam o investimento dos subscritores no capital de um fundo de investimento. A Sociedade Gestora do fundo fraciona o investimento total que recebe dos seus subscritores em unidades de participação, valorizadas geralmente de maneira diária.
Valor total do seu investimento = Nº UP * Valor UP
3Como se calcula o valor da unidade da unidade de participação (UP) representativa de um fundo?
O valor da unidade de participação no fundo é calculado e divulgado diariamente, pela entidade gestora, da seguinte forma:
Valor Unitário = Valor Global Líquido do Fundo / Nº UPs em circulação
4Como se calcula a rendibilidade de um fundo?
O cálculo de rendibilidade tem por base a seguinte fórmula:
TAL = ((UP1/ UP0) ^ (365/(N)) -1
Em que:
TAL - Taxa Anual Líquida
UP1 - Valor da UP no momento final (valor mais recente)
UP0 - Valor da UP no momento inicial (valor mais antigo)
N – Número de dias entre o momento inicial e o momento final
5O que é um participante?
Participante é o nome que se dá às pessoas que investem em fundos mobiliários, detentores de unidades de participação (UP) dos mesmos.
6Porque devo investir em fundos?
- Porque através de um pequeno investimento pode aceder a uma gestão profissionalizada da sua carteira;
- Porque constitui uma forma eficaz de diversificação do risco;
- Porque um fundo agrega as pequenas poupanças dos seus participantes, obtendo economias de escala, otimizando os custos de transação, gestão e “research”;
- Porque tem facilidade de acompanhamento do seu investimento, visto o desempenho dos fundos ser sujeito a revisões frequentes por várias publicações e agências de avaliação, tornando possível aos investidores comparações diretas entre fundos.
7Quais as vantagens de investir em fundos de investimento?
Gestão Profissional: Ao investir em fundos de investimento, você está a contratar um gestor profissional, com formação especializada e experiência de mercado.
Eficiência: Um fundo de investimento agrega as pequenas poupanças dos participantes, com a vantagem de se atingirem economias de escala nos investimentos e nas transações em mercado.
Facilidade de utilização: Pode imaginar manter-se a par de uma carteira com centenas de ações? Através do seu investimento em fundos consegue manter uma carteira muito diversificada, sem as exigências de uma carteira individual de gestão própria.
Liquidez: Facilidade de recuperação do seu investimento em 3 a 5 dias úteis.
Custo: No investimento em fundos, os custos de transação e de gestão são repartidos pelos participantes, tornando o custo do investimento individual significativamente inferior.
Risco: Diversificação do risco através da diversificação da carteira de ativos que compõem o fundo.
8O que são fundos nacionais e fundos internacionais?
Um fundo nacional é todo aquele fundo que investe em ações do seu país de residência. Por sua vez um fundo internacional é todo o fundo que investe em ações fora do seu país de residência.
Os fundos da Optimize Investment Partners são fundos internacionais.
9Qual é a diferença entre fundos harmonizados e não harmonizados?
Os fundos harmonizados são os fundos que respeitam um conjunto de leis europeias, nomeadamente no que diz respeito a regras de composição e políticas de investimento. Por seu lado existem os fundos não harmonizados, que embora tenham esta denominação, são supervisionados pelas entidades competentes. Em Portugal a instituição que tem esta competência é a CMVM.
São exemplos de fundos não harmonizados os PPR, os fundos imobiliários, os fundos especiais de investimento, fundos fechados e fundos cuja entidade gestora tenha sede fora da União Europeia.
10O que são fundos socialmente responsáveis?
Os fundos socialmente responsáveis são fundos que incorporam a exigência da responsabilidade social na sua política de investimentos, adquirindo apenas ativos emitidos por empresas cumpridoras destes critérios.
Exemplo: empresas respeitadoras das políticas ambientais e com políticas de recursos humanos socialmente responsáveis, evitar indústrias de armamento, álcool, tabaco e jogo, ou que utilizem o trabalho infantil nas suas fábricas, entre outros.
11Que impacto tem a evolução dos principais índices acionistas nos fundos de investimento?
O desempenho de cada fundo de investimento depende do tipo de ativos que o compõem e da sua política de investimento. Nos fundos de ações, o índice de referência definido é indicativo desta política. Assim, o seu fundo terá uma performance tendencialmente próxima da do seu índice de referência.
Exemplo: Um fundo que tenha como índice de referência o PSI 20, deverá ter uma performance relativamente próxima deste índice.
12Investir em fundos de Investimento tem maior ou menor risco que investir no mercado acionista?
O risco é menor no investimento em fundos. Ao adquirir ações está a investir apenas numa empresa e a aceitar o seu nível de risco.
Um fundo de investimento, mesmo composto exclusivamente por ações, reduz este risco, ao diversificar o seu investimento. Assim, os fundos investem em dezenas de títulos e a queda nas cotações de um deles em particular nunca afetará de forma significativa o valor global do fundo.
13Como avaliar o risco de um fundo?
Existem várias medidas de avaliação de risco, que tentam aferir o grau de exposição do fundo às oscilações do mercado e mais genericamente, as probabilidades de incorrer em perda do capital investido.
A Optimize informa os seus clientes sobre o nível de risco de todos os fundos que comercializa, classificando-os em 7 categorias distintas, de acordo com a tabela seguinte:
14Em que consiste o risco cambial?
O risco cambial existe quando investe num ativo ou fundo titulados em moeda estrangeira e consiste na oscilação do valor do seu investimento em função da variação da taxa de câmbio.
15Qual é a diferença entre fundos residentes e fundos estrangeiros?
Os fundos residentes são domiciliados em Portugal, e cada sociedade gestora opera através de sede ou sucursal em território português. Estes fundos estão sujeitos à legislação e instituições de supervisão portuguesas.
Os fundos Optimize Investment Partners são fundos residentes (de direito português).
Os fundos estrangeiros estão dependentes da lei do país onde se encontram domiciliados. Esta situação acarreta diferenças de tratamento fiscal e das regras de gestão dos fundos.
Os fundos de investimento estrangeiros podem ser comercializados em Portugal desde que:
  • Obtenham autorização junto da CMVM;
  • Obedeçam às regras harmonizadas europeias de gestão e composição do património dos fundos, oferecendo aos investidores as mesmas condições de segurança e proteção dos fundos constituídos em Portugal.
16 Qual é a fiscalidade aplicável aos fundos de investimento mobiliários?
Se detém as suas unidades de participação a título individual, e for residente fiscal Português, os rendimentos respeitantes ao seu investimento são tributados à taxa liberatória de 28%, desde 1 de Julho de 2015. O participante pode ainda optar pelo englobamento. Se detiver as unidades de participação como pessoa coletiva, os rendimentos resultantes do seu investimento estão sujeitos a IRC e derrama.
17Como se subscreve um fundo?
A subscrição realiza-se a valores desconhecidos, pois o valor da UP só é apurado e publicado no dia útil seguinte. Caso já seja cliente, apenas terá de dar a sua ordem de subscrição no seu Espaço Cliente, indicando o valor que pretende subscrever, bem como o(s) respectivo(s) fundo(s) e realizando a transferência bancária para o IBAN da Optimize indicado no seu Espaço Cliente.
Caso ainda não seja Cliente, apenas terá de realizar o processo de abertura de conta online no site da Optimize em https://www.optimize.pt/abrir-conta e submeter a documentação necessária.
18Como se resgata um fundo?
Todos os resgates têm origem num pedido por parte do Cliente, indicando o valor do seu investimento que pretende receber, em valor ou em número de UP’s detidas. Os resgates podem ser parciais ou totais.
O tratamento do pedido de resgate é feito da seguinte maneira: o pedido é feito a valores desconhecidos, sendo o valor da UP divulgado no dia útil seguinte. A ordem de resgate é dada no seu Espaço Cliente ou por gravação de chamada, entrando em contacto telefónico connosco para o +351 213 136 230. Na Optimize, no caso dos fundos nacionais o crédito em conta é feito até entre 3 e 5 dias úteis depois do pedido de resgate e no caso dos fundos internacionais até 7 dias úteis após o pedido de resgate.
19O que é o benchmark de um fundo?
O benchmark é o índice de referência definido pelo gestor do fundo para comparar a sua performance com a do mercado.
A escolha do benchmark é feita de acordo com a política de investimento do fundo e as características dos títulos que se pretendem adquirir para a carteira, escolhendo um índice comparável, em termos de composição dos ativos.
Muitas vezes o benchmark de um fundo consiste num conjunto de índices. Por exemplo o benchmark do fundo Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado é constituído da seguinte maneira:
  • 10% EONIA
  • 55% IBOXX Euro Overall Price Index 5-7
  • 35% MSCI Europe
20Quais são as medidas de risco normalmente aplicadas a fundos de investimento e o que significam?
Tracking benchmark: Este indicador faz a comparação entre a performance do fundo e a do benchmark definido, num determinado período temporal.
Volatilidade: Uma das medidas mais frequentes de avaliação do risco, pretende aferir a intensidade das variações de um título ou carteira de títulos ao longo de um determinado período de tempo.
A volatilidade de um fundo é considerada elevada, associada a um nível de risco superior, se o valor da unidade de participação oscilar com grandes variações em curtos períodos de tempo. No caso de instrumentos financeiros, uma volatilidade com valor de 1 é reduzida e uma com valor de 20 é elevada.
21Como posso investir em fundos através da Optimize?
Através da Optimize poderá investir nos fundos da gama Optimize Investimento e Optimize Selecção.
Para subscrever apenas precisa de:
  • Caso ainda não seja nosso cliente, abrir conta online e seguir os passos indicados.
  • Caso já seja nosso cliente e já tenha a sua Conta Fundos Optimize aberta, apenas terá de registar a sua ordem de Subscrição no seu Espaço Cliente, em “Operações/Subscrição” e realizar a transferência bancária para o nosso IBAN.
22Quais são os meus custos ao investir nos fundos Optimize?
Existem dois tipos de custos inerentes ao investimento em fundos:
  • Comissões diretas: São os custos inerentes à gestão do fundo. Incluem custos de transação dos títulos em carteira, comissão de depositário, comissão de supervisão e comissão de gestão cobrada pela sociedade gestora. Estes custos são refletidos diretamente no património do fundo. A valorização diária da unidade de participação (UP) é líquida destes valores.
  • Comissões indiretas: São taxas de comercialização do seu fundo, isto é, cobradas nas operações de subscrição e resgate, incidentes sobre o valor total da operação.
Na Optimize, beneficie de comissões ultra-leves:
  • Comissão de subscrição 0%
  • Comissão de resgate 0%
  • Comissão de transferência 0%
23Qual é o valor mínimo de subscrição nos fundos Optimize?
Para os fundos Optimize Investimento e Optimize Selecção, o valor mínimo de subscrição é de uma Unidades de Participação (UP), ou seja, cerca de 20€.
24Onde posso consultar a valorização diária das Unidades de Participação do(s) meu(s) Fundo(s)?
Para os fundos geridos pela Optimize Investment Partners, o valor da unidade de participação (UP) é calculado diariamente pela Optimize e divulgado:
  • No nosso site em: Rentabilidades
  • No site CMVM, em www.cmvm.pt
25Quanto tempo é necessário para o meu pedido de resgate estar concluído?
São necessários 5 dias úteis no caso dos fundos nacionais e 7 dias úteis no caso dos fundos internacionais após o seu pedido de resgate.
26Como posso acompanhar a rendibilidade da minha carteira?
Pode acompanhar a rendibilidade da sua carteira mensalmente, através do seu extrato de cliente, enviado pela Optimize, bem como através do Espaço Cliente.
27Quais são as semelhanças e as diferenças entre os fundos de investimento e a gestão de carteiras?
O investimento em fundos e a contratação de um mandato de gestão de carteira são formas de investimento distintas, cujas características se encontram sintetizadas no quadro seguinte:
28Se a Optimize falir o que acontece ao meu dinheiro?
A Optimize é uma Sociedade gestora de fundos de investimento e de patrimónios. Os PPR's e os fundos de investimento são entidades jurídicas independentes e autónomas da entidade gestora. Os PPR's e os fundos de investimento pertencem sempre aos clientes e são segregados do património da Sociedade Gestora pelo que, em caso de falência da entidade gestora, a sua carteira de PPR's ou de fundos não é afetada.
Existe também o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) que garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores por intermediários financeiros (nomeadamente sociedades gestoras de patrimónios) sempre que este não tenha capacidade para os restituir ou reembolsar. O limite para as indemnizações é de 25.000,00€, podendo ser consultadas informações adicionais em https://www.cmvm.pt/pt/areadoinvestidor/sistemadeindemnizacaoaosinvestidores/pages/default.aspx
Login