Invista nos mercados financeiros de forma simples, acessível e diversificada.
Os Fundos de Investimento Mobiliário, também designados Organismos de Investimento Coletivo (OIC), são instrumentos financeiros que permitem aos investidores aplicar as suas poupanças de forma conjunta, beneficiando de uma gestão profissional.
Ao investir num fundo, tem acesso a uma carteira diversificada de ativos, mesmo com montantes reduzidos, seguindo estratégias e objetivos de investimento previamente definidos. Antes de investir num Fundo, deve analisar:
A política do fundo e os tipos de ativos que compõem a sua carteira ajudam a entender como o capital é aplicado.
Os resultados passados não garantem ganhos futuros, mas permitem avaliar o desempenho e consistência do fundo.
Conhecer os custos é essencial para avaliar a real rentabilidade do investimento.
Acesso a uma equipa dedicada, disponível para o acompanhar e dar resposta a todas as suas dúvidas.
Fundos geridos por uma equipa profissional com um histórico reconhecido de prémios e distinções.
Soluções de investimento pensadas para diferentes perfis de risco, desde os mais conservadores aos mais dinâmicos.
Fundos com desempenhos consistentes, frequentemente entre os mais rentáveis a nível nacional.
(anualizada)
(anualizada)
(anualizada)
(anualizada)
(anualizada)
Poupe e invista sem dar por isso!
Com contribuições automáticas as suas poupanças crescem sem esforço.
Os Fundos de Investimento da Optimize diferenciam-se principalmente pela estratégia de investimento de um.
Cada estratégia define quais os ativos — como ações, obrigações ou outros instrumentos financeiros — que a equipa de gestão irá selecionar, de acordo com os objetivos do fundo (valorização, rendimento, estabilidade) e o nível de risco associado.
Assim, encontra soluções para perfis mais conservadores, equilibrados ou dinâmicos, permitindo-lhe escolher o fundo mais alinhado com a sua forma de investir.
O risco de um fundo mede a sua exposição às oscilações do mercado e a probabilidade de perdas no capital investido. Existem várias métricas e indicadores que ajudam a avaliar esse risco, como a volatilidade, o perfil de risco (escala de 1 a 7) e a composição dos ativos do fundo.
De forma simples, deve ter presente que risco e retorno esperado estão ligados:
Avaliar o risco é essencial para escolher o fundo que mais se adequa ao seu perfil de investidor e ao seu horizonte temporal.
O valor mínimo de investimento é uma característica específica de cada fundo. Pode consultar esse valor na página correspondente a cada solução de investimento.
O seu dinheiro está protegido. Os ativos do fundo pertencem aos participantes e são separados do património da sociedade gestora.
Os PPR e fundos de investimento são entidades jurídicas independentes e autónomas da entidade gestora. Em caso de falência da entidade gestora, os seus investimentos não seriam afetados e seria nomeada pela CMVM outra entidade gestora para prosseguir com a gestão dos mesmos.
As Unidades de Participação (UP) correspondem às partes em que se divide o capital total de um fundo de investimento. Cada UP representa uma fração do fundo, sendo o valor das UPs atualizado, normalmente, todos os dias.
Ao subscrever um fundo, está a adquirir um número dessas unidades, que refletem a sua participação no património do fundo.
Sim, os Fundos de Investimento não têm prazos de permanência obrigatórios. Contudo, deve ter em conta que retirar o investimento em períodos de mercado desfavoráveis pode resultar em perdas.
Não. Os Fundos de Investimento estão sujeitos às oscilações dos mercados financeiros, pelo que o capital investido não é garantido.
Comissão de subscrição
(Excepto no Portugal Golden Opportunities)
Comissão de resgate
Comissão de manutenção de conta
Comissão de performance
*Disclaimers
Rentabilidades
As rentabilidades divulgadas representam dados passados e não constituem uma garantia de rentabilidade futura. O valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco que varia entre 1 (risco mínimo) e 7 (risco máximo). Os fundos geridos pela Optimize Investimento são fundos de investimento mobiliário, cujos prospetos completos e IFI se encontram disponíveis nas entidades comercializadoras. As taxas de rentabilidade mencionadas são líquidas de comissão de gestão e de depósito, de custos de auditoria e de taxa de supervisão. Os valores divulgados têm implícita a fiscalidade suportada pelo organismo de investimento coletivo e impende sobre o investidor o eventual pagamento de impostos sobre as mais-valias. O investimento no organismo de investimento coletivo pode implicar a perda do capital investido. As medidas de rentabilidade divulgadas só seriam obtidas se o investimento fosse efetuado durante a totalidade do período de referência e têm em conta o valor da UP a 30-09-2025.