Relatórios e Políticas

Fundos Geridos Pela Optimize

2021

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Agressivo - 1º Semestre 2021
Optimize Capital Reforma PPR Ativo - 1º Semestre 2021
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2021
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2021

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2021
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2021
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2021

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - 1º Semestre 2021
Optimize Selecção Base - 1º Semestre 2021
Optimize Selecção Defensiva - 1º Semestre 2021

2020

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Agressivo - 1º Semestre 2020
Optimize Capital Reforma PPR Agressivo - Relatório Anual 2020
Optimize Capital Reforma PPR Ativo - 1º Semestre 2020
Optimize Capital Reforma PPR Ativo - Relatório Anual 2020
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2020
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2020
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2020
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2020

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2020
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2020
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2020
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2020
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2020
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2020

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - 1º Semestre 2020
Optimize Selecção Agressiva - Relatório Anual 2020
Optimize Selecção Base - 1º Semestre 2020
Optimize Selecção Base - Relatório Anual 2020
Optimize Selecção Defensiva - 1º Semestre 2020
Optimize Selecção Defensiva - Relatório Anual 2020

2019

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Agressivo - 1º Semestre 2019
Optimize Capital Reforma PPR Agressivo - Relatório Anual 2019
Optimize Capital Reforma PPR Ativo - 1º Semestre 2019
Optimize Capital Reforma PPR Ativo - Relatório Anual 2019
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2019
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2019
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2019
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2019

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2019
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2019
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2019
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2019
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2019
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2019

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - 1º Semestre 2019
Optimize Selecção Agressiva - Relatório Anual 2019
Optimize Selecção Base - 1º Semestre 2019
Optimize Selecção Base - Relatório Anual 2019
Optimize Selecção Defensiva - 1º Semestre 2019
Optimize Selecção Defensiva - Relatório Anual 2019

2018

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Acções (Novo PPR Ativo) - 1º Semestre 2018
Optimize Capital Reforma PPR Agressivo - Relatório Anual 2018
Optimize Capital Reforma PPR Ativo - Relatório Anual 2018
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2018
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2018
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2018
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2018

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2018
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2018
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2018
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2018
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2018
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2018

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - 1º Semestre 2018
Optimize Selecção Agressiva - Relatório Anual 2018
Optimize Selecção Base - 1º Semestre
Optimize Selecção Base - Relatório Anual 2018
Optimize Selecção Defensiva - 1º Semestre 2018
Optimize Selecção Defensiva - Relatório Anual 2018

2017

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Acções - 1º Semestre 2017
Optimize Capital Reforma PPR Acções - Relatório Anual 2017
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2017
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2017
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2017
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2017

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2017
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2017
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2017
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2017
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2017
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2017

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - 1º Semestre 2017
Optimize Selecção Agressiva - Relatório Anual 2017
Optimize Selecção Base - 1º Semestre 2017
Optimize Selecção Base - Relatório Anual 2017
Optimize Selecção Defensiva - 1º Semestre 2017
Optimize Selecção Defensiva - Relatório Anual 2017

2016

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Acções - 1º Semestre 2016
Optimize Capital Reforma PPR Acções - Relatório Anual 2016
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2016
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2016
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2016
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2016

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2016
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2016
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2016
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2016
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2016
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2016

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - 1º Semestre 2016
Optimize Selecção Agressiva - Relatório Anual 2016
Optimize Selecção Base - 1º Semestre 2016
Optimize Selecção Base - Relatório Anual 2016
Optimize Selecção Defensiva - 1º Semestre 2016
Optimize Selecção Defensiva - Relatório Anual 2016

2015

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Acções - 1º Semestre 2015
Optimize Capital Reforma PPR Acções - Relatório Anual 2015
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2015
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2015
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2015
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2015

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2015
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2015
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2015
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2015
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2015
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2015

Fundos de Investimento Seleção


Optimize Selecção Agressiva - Relatório Anual 2015
Optimize Selecção Base - Relatório Anual 2015
Optimize Selecção Defensiva - Relatório Anual 2015

2014

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Acções - 1º Semestre 2014
Optimize Capital Reforma PPR Acções - Relatório Anual 2014
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2014
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2014
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2014
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2014

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - 1º Semestre 2014
Optimize Obrigações - Relatório Anual 2014
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2014
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2014
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2014
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2014

2013

Planos Poupança Reforma


Optimize Capital Reforma PPR Acções - 1º Semestre 2013
Optimize Capital Reforma PPR Acções - Relatório Anual 2013
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - 1º Semestre 2013
Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado - Relatório Anual 2013
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - 1º Semestre 2013
Optimize Capital Reforma PPR Moderado - Relatório Anual 2013

Fundos de Investimento


Optimize Obrigações - Relatório Anual 2013
Optimize Europa Valor - 1º Semestre 2013
Optimize Europa Valor - Relatório Anual 2013
Optimize Investimento Activo - 1º Semestre 2013
Optimize Investimento Activo - Relatório Anual 2013
Política de Cookies
O que são cookies?
Cookies são ficheiros que contêm pequenas porções de informação que é descarregada pelo seu dispositivo (smartphone, tablet, entre outros) quando visita um website. Este mecanismo permite o reconhecimento do utilizador nas suas visitas ao site e respetivos parâmetros de configuração, bem como o estabelecimento de sessões de navegação seguras e privadas. A utilização de Cookies proporciona igualmente a devida prevenção de qualquer tentativa de acesso não autorizado, garantindo a adequada proteção de dados pessoais nos termos legalmente exigidos.
A utilização de Cookies na internet é perfeitamente habitual e em nada prejudica os computadores dos utilizadores. Os cookies desempenham diversas funções, nomeadamente prestando auxílio aos responsáveis do website na medida em que lhes permitem compreender o modo como aquele é utilizado, facilitam a navegação no website e procedem ainda ao armazenamento das preferências dos seus utilizadores. De modo geral, os cookies proporcionam uma melhor experiência de utilização, assegurando que o website disponibiliza aos seus utilizadores conteúdo relevante.

Tipologia, finalidade e funcionamento dos cookies
Os cookies, em função do objetivo que prosseguem, podem ser classificados da seguinte forma:

Cookies estritamente necessários
Tratam-se dos cookies imprescindíveis ao correto funcionamento do website. Este tipo de cookies é normalmente gerado no momento em que o utilizador acede ao website ou inicia uma sessão no mesmo. Ao contrário dos demais, esta categoria de cookies não poderá ser desativada ou declinada. O uso deste tipo de cookies destina-se à identificação do utilizador do website e prossegue os seguintes objetivos:
  • Manter a identificação do utilizador de forma a que, caso abandone o website e volte a entrar mais tarde, aquele permaneça identificado sempre que aceda ao website;
  • Comprovar que o utilizador se encontra autorizado a aceder a certos serviços ou áreas do website;

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Este tipo de cookies são utilizados com vista a recolher informação acerca da utilização que os utilizadores fazem do website. Deste modo, é possível identificar, em simultâneo, as áreas mais visitadas no website e potenciais mensagens de erro dirigidas pelo site aos seus visitantes. A informação recolhida através deste tipo de cookies não permite proceder à identificação dos visitantes, pelo que será apenas agregada e utilizada numa perspetiva de otimização do funcionamento do website.

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Este tipo de cookies destinam-se a recolher informação relativa aos hábitos de utilização de um determinado browser, por parte do utilizador. Ao registar tais hábitos de utilização, os cookies de targeting permitem disponibilizar ao utilizador campanhas de marketing mais ajustadas e centradas nas preferências por aquele reveladas. Os cookies em questão não possuem características que permitam proceder à identificação pessoal do utilizador. No entanto, estes cookies poderão conter uma chave que permitirá descortinar as preferências de utilização individuais podendo, em alternativa, facilitar o armazenamento de um código que traduzirá um conjunto de hábitos ou de preferências de utilização.

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Trata-se de uma tipologia de cookies utlizada com o intuito de averiguar em que país ou região se encontra o utilizador no momento em que acede a um determinado serviço oferecido pelo website. A utilização destes cookies visa essencialmente a possibilidade de facultar aos utilizadores conteúdos específicos adequados à sua realidade geográfica.

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Habitualmente, os cookies de terceiros são utilizados para efeitos estatísticos. Pretende-se que estes cookies retenham uma série de dados associados à navegação dos utilizadores do website, encontrando-se a sua recolha e análise confiada a uma terceira parte. Em determinadas situações, o recurso a este tipo de cookies visa ainda compreender e melhorar a publicidade inserida no website. Nesse contexto, os cookies de terceiros são utilizados com o intuito de personalizar, redirecionar e otimizar a publicidade online que é enviada aos utilizadores do website. Relativamente à sua data de validade, os cookies utilizados podem ser:

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2. Selecione o separador “Privacidade”;
3. Mova a barra para o topo onde surgirá “Bloquear todos os cookies”.
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1. Clique no menu do Google Chrome na barra de ferramentas do navegador;
2. Selecione “Definições”;
3. Clique em “Mostrar definições avançadas”;
4. Na secção “Privacidade”, clique na opção “Definições de conteúdo”;
5. Selecione a opção “Bloquear definição dos dados por parte dos sites”;
6. Poderá ainda encontrar na secção “Cookies”, as seguintes opções:
  • “Eliminar cookies”;
  • “Bloquear cookies por predefinição”;
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  • “Manter cookies e dados do website por predefinição até sair do navegador”;
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Safari Web e IOS
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3. No painel superior, selecione o ícone “Privacidade”;
4. Na secção “Aceitar cookies” selecione “Nunca”.

Cookies utilizados pela Optimize neste website
Em seguida, apresentamos uma tabela que identificará os tipos de cookies que a Optimize utiliza neste website, bem como a sua finalidade concreta e o seu tempo de duração.

Tabela de cookies utilizados pela Optimize Investment Partners neste website:


Cookies utilizado por terceiros neste website:
Abaixo será ainda possível consultar informação similar relativamente aos cookies utilizados por terceiros neste website.

Tabela de cookies utilizados por terceiros neste website:


Cookies utilizados pela Optimize na Área Reservada
Em seguida, apresentamos a tabela que identificará os tipos de cookies que a Optimize utiliza no a Área Reservada, acessível a todos os clientes da Optimize e no Espaço Consultor, bem como a sua finalidade concreta e o seu tempo de duração.

Tabela de cookies utilizados pela Optimize na Área Reservada:


Tabela de cookies utilizados por terceiros no Área Reservada:


Garantias adicionais e revogação da aceitação
A OIP não se responsabiliza pelo conteúdo e veracidade das políticas de privacidade de componentes de terceiros incluídos neste website. Como garantia adicional, o registo de Cookies neste website estará dependente da Aceitação de Cookies por parte do utilizador durante a sua visita a este website, bem como da instalação ou atualização do navegador utilizado. Ainda assim, a mencionada aceitação poderá ser revogada, a qualquer momento, mediante a alteração das opções de configuração de conteúdos e de privacidade assinaladas na presente Política.

Atualização da Política de Cookies
A OIP poderá introduzir modificações a esta Política de Cookies, em função de exigências legislativas ou regulamentares ou ainda com a finalidade de adequar esta Política a novas instruções emanadas da Lei.
Caso venham a ser produzidas alterações a esta Política de Cookies, tais alterações serão comunicadas aos utilizadores através deste website.
Política de Remunerações
A Optimize dispõe de uma Política de Remunerações, onde são definidas as regras de remuneração e benefícios acessórios, as categorias de colaboradores abrangidos pela Política e o seu processo de aprovação e revisão periódica, que se encontra sujeita à aprovação do órgão de fiscalização da Sociedade.

Para mais informações, por favor contacte a Optimize.
Política de Gestão de Reclamações

1. Gestão das Reclamações

A Optimize Investment Partners obriga-se a manter um procedimento eficaz e transparente para o tratamento adequado e rápido de reclamações recebidas dos seus Clientes, alinhado com as melhores práticas e que cumpra os requisitos regulamentares dispostos no:
  • Art.º 305 do Código dos Valores Mobiliários;
  • Regulamento da CMVM n.º 2/2016, sobre reclamações e resolução de conflitos, alterado pelo Regulamento da CMVM n.º 3/2019;
  • Decreto-Lei n.º 156/2005;
  • Regulamentação Espanhola definida pela CNMV;
  • CSSF Regulation n-° 16-07, sobre resolução de reclamações;
  • Circulaire CSSF 17/671, sobre resolução de reclamações.

A Optimize Investment Partners obriga-se a garantir eficácia, transparência, adequação e rapidez nos procedimentos de gestão e resolução das reclamações de investidores.

Os Clientes da Optimize Investment Partners podem apresentar reclamações de forma gratuita, sendo igualmente gratuito o acesso à resposta a reclamações apresentadas.

Para efeitos de apresentação de reclamações por parte dos Clientes, existe um sistema de registo com base de ficha de reclamação interna, e ainda a possibilidade pelo Cliente de preencher o livro de reclamações, sempre disponível na sede da Optimize Investment Partners, Avenida Fontes Pereira de Melo 21, Piso 4.

Adicionalmente, os clientes poderão também endereçar as suas reclamações diretamente à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM), à Luxembourg Commission de Surveillance du Secteur Financier (CSSF) e à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), através dos seguintes contactos:

CMVM: Rua Laura Alves, nº. 4 - Apartado 14258 1064-003 Lisboa, Email: cmvm@cmvm.pt;
CSSF: Commission de Surveillance du Secteur Financier, Département Juridique CC, 283, route d’Arlon, L-2991 Luxembourg, email: reclamation@cssf.lu;
CNMV: CNMV’s Complaints Service: Edison, 4, 28006 Madrid – Passeig de Gràcia, 19, 08007 Barcelona.

Os clientes poderão efetuar a reclamação nas línguas oficiais do Estado-Membro onde foi prestado o serviço de investimento ou as unidades de participação dos fundos geridos pela Optimize foram comercializadas.

A 17 de Abril de 2019, desde o início da atividade da Sociedade, foram registadas 7 reclamações através do procedimento abaixo descrito, sendo que nenhuma das reclamações foi recebida através do livro de reclamações.

1.1 Receção, encaminhamento, apreciação e tratamento das reclamações

Receção da reclamação
A receção da reclamação na Optimize Investment Partners poderá ser efetuada através do preenchimento do Livro de Reclamações pelo Cliente ou esta pode ser recebida via correio ou correio eletrónico. Caso esta tenha sido efetuada através do preenchimento do livro de reclamações, a Optimize deverá informar a CMVM nos prazos estipulados.
As reclamações são rececionadas pela Área Comercial da Optimize Investment Partners. Aquando da receção de uma reclamação por parte de um cliente, os seguintes elementos são recolhidos pela equipa comercial, de forma a encaminhar e tratar as mesmas:

  • Identificação do Cliente que apresentou a reclamação;
  • Data de entrada da reclamação;
  • Atividade de intermediação em causa;
  • Data de ocorrência dos fatos que levaram à reclamação;
  • Identificação do colaborador que praticou o ato reclamado Caso pretenda, o Cliente poderá solicitar efetuar a reclamação ao seu contacto habitual (Consultor Optimize) ou ao Responsável do Controlo do Cumprimento, distinto dos Departamentos Operacionais.

Acusar a receção, Encaminhamento, Apreciação e Tratamento da reclamação
As reclamações recebidas devem ser alvo de um registo pela Área Comercial, através da ficha de reclamação conforme o modelo interno, sendo atribuído um número de reclamação e analisada pela Área Comercial. Caso a reclamação estiver redigida de forma ininteligível ou for manifesto que o seu objeto carece de qualquer fundamento, a Optimize solicita ao reclamante o envio dos dados necessários no prazo máximo de 10 dias úteis, sob pena de arquivamento.

Posteriormente, a reclamação é comunicada de imediato ao Responsável pelo Controlo do Cumprimento e à Administração Executiva.

O Responsável pelo Controlo do Cumprimento deverá acusar a receção do documento ao cliente que efetuou a reclamação até 10 dias úteis após a receção da mesma, a não ser que esta seja respondida e comunicada ao cliente no prazo de 10 dias úteis.

O Responsável pelo Controlo do Cumprimento, com base nos elementos transmitidos e eventuais pesquisas de informação complementar, formulará:
  • Uma proposta de apreciação;
  • Uma proposta de medida de resolução;
  • Caso tenha sido detetado na análise da reclamação um incumprimento, o mesmo deverá ser alvo de registo pelo no livro de registo de incumprimentos.

O Responsável pelo Controlo do Cumprimento apresentará esses elementos à Administração Executiva para decisão.

A Administração Executiva, com base nos elementos registados na ficha de reclamação, das propostas formuladas pelo Responsável pelo Controlo do Cumprimento e de eventuais pesquisas de informação complementar, tomará uma decisão detalhada e registada na ficha de reclamação:
  • Apreciação efetuada pela Optimize Investment Partners;
  • Medida de Resolução tomada;
  • Identificação do colaborador encarregue do tratamento da reclamação.

Reclamações efetuadas através dos reguladores
Previamente à apresentação à CMVM, o reclamante deve apresentar por escrito a reclamação junto da Optimize. Após o prazo de resposta de 15 dias úteis por parte da Optimize, o reclamante pode apresentar a reclamação junto da CMVM, independentemente de haver ou não resposta por parte da Optimize.

No caso das reclamações efetuadas diretamente à CMVM/reguladores, estas são analisadas e a decisão sobre o conteúdo das mesmas cabe à CMVM, não sem antes se proceder à audição junto da Optimize.

Nestes casos, após a informação do regulador à Optimize da reclamação em causa, a Optimize segue o processo das restantes reclamações, sendo estas recebidas pela Área Comercial, formulada a proposta de apreciação e medida de resolução pelo Responsável do Controlo do Cumprimento, e decidido pela Administração Executiva, sendo a resposta fundamentada à CMVM enviada num prazo de 15 dias úteis (podendo este ser alargado em mais 5 dias úteis em casos de especial complexidade). Posteriormente à decisão da CMVM, o processo é arquivado.

O regulador notifica o reclamante da conclusão da análise da reclamação num prazo de 90 dias úteis a partir da data da abertura do procedimento, salvo em casos de especial complexidade, em que o prazo é prorrogável até ao limite de mais 90 dias úteis.

Reclamações com procedimentos de mediação voluntária de conflitos
De acordo com o enquadramento regulamentar em vigor, o cliente pode solicitar que o processo de reclamação seja gerido através de um mediador e tal seja aprovado pela CMVM, após a notificação da CMVM, o Responsável pelo Controlo do Cumprimento formulará uma proposta de apreciação para que a Administração Executiva decida sobre a eventual aceitação de participação no procedimento.

Caso o procedimento seja aceite, o Responsável pelo Controlo do Cumprimento, com o apoio da Área Comercial, irá agrupar as informações e documentos relevantes e partilhá-los com o mediador. Posteriormente, e caso não seja possível uma imediata conciliação entre a Optimize e o reclamante, a Administração Executiva, com o apoio do Responsável pelo Controlo do Cumprimento, analisa e ratifica o protocolo de assentimento no procedimento de mediação. Seguidamente, a Optimize participa na realização das diligências processuais associadas.

1.2 Conteúdo da reclamação

O reclamante deve incluir na sua reclamação todos os documentos e informações que se considerem pertinentes para a análise da mesma, nomeadamente:
  • Nome completo do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o representa;
  • Dados de contacto do reclamante e, caso aplicável, da pessoa que o representa;
  • Número de documento de identificação do reclamante;
  • Caso a reclamação seja apresentada através de representante, procuração para os devidos efeitos;
  • Descrição dos factos;
  • Para as reclamações junto da CMVM, Cópia da reclamação apresentada e comprovativo da data de apresentação da mesma junto da Optimize e resposta desta, caso exista.

1.3 Governação do procedimento de gestão de reclamações

A Optimize Investment Partners compromete-se a resolver as reclamações e comunicar a resposta num prazo máximo de 15 dias úteis, salvo os casos de elevado grau de complexidade, em que será informado o reclamante do decorrer do processo.

A Optimize desenvolverá todas as diligências para que os processos de reclamação sejam concluídos o mais célere e atempadamente possível.

O Colaborador encarregue do tratamento da reclamação deve ser diferente do que praticou o ato de que se reclama.

Durante qualquer fase do processo de gestão da reclamação, o Cliente tem o direito de solicitar informação à Optimize sobre o processo de resolução da mesma, que será respondida o mais rapidamente possível pela Optimize.

A Administração Executiva transitará as instruções ao Colaborador encarregue do tratamento da reclamação para imediata ação, e será ainda realizado uma comunicação junto do Cliente a informar das medidas tomadas.

Caso a reclamação do Cliente efetuada junto da Optimize seja rejeitada ou não satisfeita, total ou parcialmente, na resposta à reclamação, a Optimize informará o Cliente de que poderá recorrer junto da CMVM, indicando os contactos para onde deverá remeter a mesma.

A função de gestão de reclamações é desempenhada pelo Responsável do Controlo do Cumprimento da Optimize.

1.4 Registo e arquivo das reclamações

Todas as reclamações recebidas pela Optimize Investment Partners são alvo de registo, através de uma ficha cujo modelo se encontra definido internamente.

São de preenchimento obrigatório para efeitos de registo as seguintes informações:

  • Identificação do Cliente que apresentou a reclamação;
  • Data de entrada da reclamação;
  • Atividade de intermediação em causa;
  • Data de ocorrência dos fatos que levaram à reclamação;
  • Identificação do colaborador que praticou o ato reclamado;
  • Apreciação efetuada pela Optimize Investment Partners;
  • Medida de Resolução tomada;
  • Data de Comunicação da resolução ao Cliente.

A Optimize Investment Partners conserva nas suas instalações um dossier, em versão física e eletrónica, no qual constam os registos de todas as reclamações recebidas por um prazo de pelo menos 5 anos.
Código de Conduta e Ética
A Optimize desenvolveu um Código de Conduta e Ética, aplicável a todos os colaboradores e órgãos sociais e que visa garantir o cumprimento no disposto na lei no que respeita aos deveres profissionais dos colaboradores e assegurar que a atividade de gestão de fundos de investimento mobiliário é efetuada de acordo com rigorosos princípios éticos. Este documento detalha como devem ser desempenhadas as funções em termos de conduta profissional e comportamental, o requisito de segredo profissional e confidencialidade, a relação com entidades externas, Dádivas, prémios e outros benefícios ou recompensas, os procedimentos de denúncia (whistle-blowing) e de comunicação de operações suspeitas.

Para mais informações, por favor contacte a Optimize.
Política de Gestão de Conflitos de Interesses
A Optimize dispõe de uma Política de Gestão de Conflitos de Interesses que visa identificar as situações que podem originar conflitos de interesse e garantir que a Sociedade evite a ocorrência de conflitos de interesses, bem como como os mesmos devem ser geridos e registados caso ocorram. Esta política detalha, por exemplo, situações de potencial conflito de interesses, as operações vedadas e o registo e comunicação de operações realizadas por pessoas relevantes da Sociedade.
Esta política de prevenção de conflitos de interesses abrange os Órgãos Sociais, e todos os Colaboradores, permanentes ou não, da Sociedade.

Para mais informações, por favor contacte a Optimize.
Política de Envolvimento
A Optimize dispõe de uma Política de Envolvimento na qualidade de acionista das sociedades emitentes de ações admitidas à negociação em mercado regulamentado, como consequência da sua estratégia de investimento, nomeadamente relativo à participação em assembleias gerais e ao exercício de direitos de voto associados a instrumentos financeiros, sediados em Portugal ou no estrangeiro, que integrem os ativos os organismos de investimento coletivo ou carteiras de gestão discricionária geridas pela Optimize Investment Partners.
A Optimize irá abster-se de participar nas Assembleias Gerais das sociedades sempre que o somatório das posições das carteiras por si geridas seja inferior a 1,5% do capital e/ou direitos de voto, pelo que não é expectável que a Optimize participe ou se faça representar em nenhuma Assembleia Geral. Tendo em conta o exposto não é expectável que a Optimize divulgue anualmente ao público a descrição geral dos seus sentidos de voto, uma explicação das votações mais importantes e uma descrição da utilização dos serviços de consultores em matéria de votação.

Para mais informações, por favor contacte a Optimize.
Regulamento Campanha Amigo Optimize

Vigência e Enquadramento

Os clientes atuais Optimize têm a oportunidade de encorajar um ou mais amigos ou familiares a tornarem-se clientes da Optimize, usufruindo de uma oferta para o efeito.
A presente campanha entra em vigor dia 20 de novembro de 2020 por tempo indeterminado, podendo ser encerrada antecipadamente sem aviso prévio.

Elegibilidade

São elegíveis todos os clientes atuais Optimize e todos os novos clientes.
Por cliente atual, para efeitos da presente campanha, entende-se: um cliente particular, maior de idade e que efetue uma recomendação de um novo cliente.
Por novo cliente, entende-se um cliente particular, maior de idade, que não participe em qualquer conta aberta junto da Optimize, como titular, co-titular, autorizado ou representante legal, e que cumulativamente abra uma nova conta junto da Optimize utilizando a Chave Móvel Digital e Assinatura Digital. Apenas é abrangido um titular por cada nova conta aberta junto da Optimize.

Condições

Caso um cliente atual recomende um novo cliente, e este abra uma conta junto da Optimize (conta Fundos ou conta PPR) ambos terão direito à seguinte oferta:
• 10€, em unidades de participação, para cada cliente caso o montante investido pelo novo cliente seja igual ou superior a 2.000€ e inferior a 10.000€; • 50€, em unidades de participação, para cada cliente caso o montante investido pelo novo cliente seja igual ou superior a 10.000€. A oferta será atribuída em unidades de participação de fundo geridos pela Optimize Investment Partners.
A oferta é cumulativa, estando limitada a dez ofertas por cliente.
O novo cliente tem que utilizar a Chave Móvel Digital e Assinatura Digital na abertura de conta.
O montante subscrito pelo novo cliente e o montante oferecido ao cliente atual não devem ser resgatados por um período mínimo de um ano desde a data de subscrição. Caso o montante seja resgatado, a Optimize reserva-se ao direito de estornar o valor de oferta atribuído
A presente campanha não é cumulativa com outras campanhas, condições especiais ou protocolos.

Comunicação

A comunicação à Optimize no âmbito da presente campanha deve ser enviada para comercial@optimize.pt antes da abertura de conta do novo cliente ou até cinco dias úteis após a abertura de conta. A comunicação deve conter no título do email a expressão “Campanha Amigo Optimize”.
A comunicação deve ser efetuada pelo cliente atual, utilizando o seu endereço de email que consta dos registos da Optimize, referindo o nome e e-mail do novo cliente e indicando qual o fundo Optimize que pretende subscrever. A oferta do novo cliente será atribuída em unidades de participação do(s) fundo(s) selecionado(s) por este para a subscrição inicial.
Para mais informações, por favor contacte a Optimize.
Política de Integração de Riscos de Sustentabilidade
A Optimize dispõe de uma Política de Integração de Riscos de Sustentabilidade, que à luz do Regulamento (UE) 2019/2088, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de novembro de 2019 (Sustanability Finance Disclosure Regulation) tem como objetivo a formalização dos compromissos estabelecidos e a abordagem por si realizada em termos de investimento responsável nos fundos de investimento e nas carteiras por si geridas, de acordo com critérios ESG (Environment, Social e Governance).

À data presente, a Optimize não presta serviços de gestão de organismos de investimento coletivo ou de gestão de carteiras que promovam, entre outras, características ambientais ou sociais (produtos “light green”, previstos no artigo 8.º do SFDR) ou que tenham como objetivos investimentos sustentáveis (produtos “dark green”, a que se refere o artigo 9.º do SFDR). Não obstante, a Optimize tem em consideração os princípios e objetivos de sustentabilidade ambiental, social e de governação na sua tomada de decisões de investimento, tendo também identificado setores em que evita investir.

Para mais informações, por favor contacte a Optimize.

Consulte também:

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