FAQ


DECO Proteste

Conheça a resposta ás perguntas mais frequentes.

Plano Poupança Reforma

1Quais os PPR's que estão ao abrigo do protocolo com a DECO/PROTESTE INVESTE?
Os PPR’s que estão ao abrigo do protocolo DECO/PROSTESTE INVESTE são o Optimize Capital Reforma PPR Moderado, o Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado e Optimize Capital Reforma PPR Ativo.
2Quais são as vantagens do protocolo?
No que diz respeito ao fundo Optimize Capital Reforma PPR Ativo
  • Se for associado da DECO usufrui de uma bonificação de +1% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,2%.
  • Se for subscritor da PROTESTE INVESTE usufrui de uma bonificação de +1% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,4%.
Relativamente aos fundos Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado e Optimize Capital Reforma PPR Moderado:
  • Se for associado da DECO usufrui de uma bonificação de +0,5% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,2%.
  • Se for subscritor da PROTESTE INVESTE usufrui de uma bonificação de +0,5% por cada entrega efetuada e tem ainda um prémio de fidelização anual de +0,4%.
3Quando recebo as referidas bonificações?
A bonificação por entrega é paga no momento de cada entrega e é feita em unidades de participação.
O bónus ou prémio de fidelização anual é pago em unidades de participação após o final de cada ano civil (até 31 de Janeiro do ano seguinte).
4Existe algum limite para a bonificação?
A bonificação por cada entrega efetuada é limitada por cliente e por ano a um máximo de 500€. Por outro lado, a bonificação só se aplica a entregas novas, abrangendo este conceito os montantes entregues através da transferência de outros PPR, reservando-se à Optimize a possibilidade de recusar a aplicação da bonificação nos casos em que o cliente tiver efetuado transferências ou resgates de valores para fora da Optimize, antes de voltar a aplica-los no âmbito deste protocolo, com o motivo manifesto de beneficiar desta bonificação. Em relação à bonificação anual, esta não tem limite.
5A bonificação aplica-se sempre?
O único caso em que a bonificação não se aplica na totalidade é em caso de reembolso ou transferência do PPR para outra entidade gestora e para as entregas efetuadas há menos de doze meses, em que haverá lugar ao estorno do valor da bonificação calculada pró rata temporis para o período em falta para completar o ano.
6Quem pode usufruir das vantagens do protocolo?
Podem beneficiar das condições do protocolo todos os associados da DECO e/ou subscritores da PROTESTE INVESTE, que à data da sua celebração sejam Associados e/ou Subscritores, bem como os que se tornem Associados e ou subscritores daquela publicação em data posterior à celebração deste Protocolo.
7Já sou cliente da Optimize. Posso usufruir das vantagens do protocolo?
Sim, pode. Basta que nos comunique o seu nº de associado e a passará a beneficiar das vantagens do Protocolo.
No entanto, o prémio de fidelização a aplicar aos Associados da DECO e Subscritores da PROTESTE INVESTE sobre os valores aplicados em fundos Optimize Capital Reforma PPR Ativo, Optimize Capital Reforma PPR Equilibrado e Optimize Capital Reforma PPR Moderado, antes da entrada em vigor do presente protocolo só será calculado a partir do dia 1 de janeiro do ano seguinte.
8Como posso acompanhar a evolução do meu investimento?
A Optimize envia-lhe um extrato de conta que poderá receber mensalmente por e-mail ou trimestralmente por correio (como preferir). Para além disso, pode acompanhar a evolução do seu investimento online através de uma ligação segura no Espaço Cliente do site www.optimize.pt
9E se o protocolo acabar ou deixar de ser subscritor da DECO PROTESTE?
Se o protocolo entre a DECO PROTESTE e a Optimize Investment Partners acabar, ou se deixar de ser subscritor ou sócio, mantém-se a sua conta Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR. E as suas condições também se mantêm até 31 de Dezembro do ano em que o protocolo entre a DECO PROTESTE e a Optimize terminar ou em que deixar de ser subscritor ou associado. A partir de 1 de Janeiro do ano seguinte apenas as referidas bonificações deixarão de se aplicar. Todas as outras condições contratuais da sua Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR manter-se-ão.
10Qual a duração do protocolo?
Um ano, renovando-se automaticamente por períodos anuais e sucessivos, se for da vontade da DECO e da Optimize.
11Como posso subscrever um dos PPR's da Optimize?
Basta preencher o formulário de abertura de conta online, indicar o PPR pretendido e o número de associado DECO. Pode optar por utilizar a Chave Móvel Digital e Assinar Digitalmente, ou junte uma cópia autenticada do seu documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte ou Autorização de residência em Território Nacional), um comprovativo de morada (Certidão de Domicílio Fiscal emitida no Portal da Autoridade Tributária, fatura de eletricidade, gás ou água, nota de liquidação de IRS emitida nos últimos doze meses, Atestado de Residência ou Certidão emitida pela Junta de Freguesia) e remeta o formulário juntamente com as respetivas condições gerais e ficha de subscrição assinadas para a Optimize Investment Partners.
Quando a sua subscrição for efetuada, receberá um primeiro extrato de conta, e os seus códigos de acesso ao Espaço Cliente onde poderá consulta do seu património e realizar muitas outras operações.
12Já tenho um PPR noutra entidade. Posso transferi-lo e usufruir também das vantagens deste protocolo?
Sim, pode. Basta enviar-nos uma carta de transferência de PPR (que a Optimize faculta) indicado o nome da atual entidade gestora do seu PPR juntamente com a documentação referida na questão anterior.
13Preciso de abrir conta na Optimize?
Sim, mas apenas uma conta de Conta Fundos Optimize Capital Reforma PPR sem despesas de manutenção. A Optimize não é um banco, mas uma sociedade gestora de fundos de investimento mobiliários e de patrimónios.
14Como fazer as entregas?
As entregas podem ser feitas de duas formas:
Transferência bancária para:
  • Conta junto do BiG – IBAN n.º: PT50 0061 0050 0551 2301 500 81
Deve enviar um comprovativo da transferência para a OPTIMIZE ou cheque à ordem da OPTIMIZE INVESTMENT PARTNERS com o montante pretendido.
15Existe um montante mínimo de investimento?
O montante mínimo de investimento é de apenas uma unidade de participação do fundo PPR.
16Quando posso pedir o reembolso?
Pode pedir o reembolso em qualquer altura. Não existe comissão de reembolso. Contudo, para beneficiar das vantagens fiscais associadas aos PPR, deverá ter em atenção as condições definidas para estes produtos.
17Como posso contactar a Optimize?
Através da morada Avenida Fontes Pereira de Melo, 21 4º, 1050-116 Lisboa, da linha 213 136 230, do site www.optimize.pt ou do e-mail protesteInveste@optimize.pt.
18E se houver algum problema?
Ao abrigo do acordo, a DECO e a Optimize comprometem-se a mediar eventuais conflitos entre os associados e a Optimize.
19Quem é a Optimize?
A Optimize Investment Partners é uma sociedade gestora portuguesa e independente. Foi criada com o objetivo de propor aos aforradores portugueses fundos PPR e soluções de poupança com baixos custos e rentabilidade otimizada. Esta filosofia traduziu-se logo em 2008 pelo lançamento de uma gama de fundos, os quais não cobram qualquer comissão de subscrição ou resgate.
Na Optimize Investment Partners acreditamos que a transparência é a chave de uma relação de confiança, razão pela qual os nossos clientes podem consultar diariamente a situação das suas contas num espaço privado online seguro, para além da receção mensal de um extrato de contas por correio ou e-mail, à sua escolha.
A Optimize Investment Partners iniciou as suas atividades em Setembro de 2008, e já tinha, em Agosto de 2021, mais de 215 milhões de euros de ativos sob gestão.
20Se a Optimize falir o que acontece ao meu dinheiro?
A Optimize é uma Sociedade gestora de fundos de investimento e de patrimónios. Os PPR's e os fundos de investimento são entidades jurídicas independentes e autónomas da entidade gestora. Os PPR's e os fundos de investimento pertencem sempre aos clientes e são segregados do património da Sociedade Gestora pelo que, em caso de falência da entidade gestora, a sua carteira de PPR's ou de fundos não é afetada.
Existe também o Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) que garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores por intermediários financeiros (nomeadamente sociedades gestoras de patrimónios) sempre que este não tenha capacidade para os restituir ou reembolsar. O limite para as indemnizações é de 25.000,00€, podendo ser consultadas informações adicionais em https://www.cmvm.pt/pt/areadoinvestidor/sistemadeindemnizacaoaosinvestidores/pages/default.aspx

Selecção

1A Conta Fundos Optimize, o que é?
A Conta Fundos Optimize - Optimize Selecção é uma conta de gestão discricionária em que pode delegar à Optimize a gestão do seu património para que seja executada uma estratégia de investimento em fundos de investimento:
  • Inspirada nas sugestões de alocação de carteira e seleção de fundos PROTESTE INVESTE
  • Atualizada mensalmente pela equipa de gestão da Optimize Investment Partners
  • Acessível a todos a partir de 10,00€
  • Isenta de comissão de entrega e reembolso
  • Bonificação Anual de +0,4% para subscritores da PROTESTE INVESTE
  • Os fundos têm uma comissão de gestão de apenas 1,0%
Três fundos de investimento estão disponíveis, do mais defensivo ao mais agressivo, para que possa escolher o que melhor se enquadre com o seu perfil. Tem ainda a possibilidade de alterar a sua estratégia sem qualquer custo, uma vez por ano.
2Quais são os fundos de investimento disponíveis na Conta Fundos Optimize - Optimize Selecção?
São três os fundos de investimento com maior ou menor risco, consoante a aplicação em ações. Optimize Selecção Defensiva, Optimize Selecção Base e Optimize Selecção Agressiva. Todos estão abrangidos pelas condições do protocolo.
3Qual a diferença entre os fundos da categoria A e categoria B?
Os fundos da categoria B destinam-se a associados da DECO e subscritores da Proteste Investe e têm uma comissão de gestão de apenas 1%.
Os fundos da categoria A destinam-se ao publico em geral.
4A quem se recomenda?
A todos os que pretendem constituir uma carteira de fundos de investimento seguindo as análises efetuadas pela PROTESTE INVESTE com as respetivas escolhas acertadas.
5Quais as vantagens para os subscritores da PROTESTE INVESTE e para os sócios da DECO?
A negociação deste protocolo permite-lhe beneficiar de uma bonificação anual de +0,4% se for subscritor da PROTESTE INVESTE. Os associados da DECO e subscritores da Proteste Investe beneficiam também de uma comissão de gestão dos fundos de apenas 1% em vez de 1,2%.
6Como posso acompanhar a evolução do meu investimento?
A Optimize envia-lhe um extrato de conta que poderá receber mensalmente por e-mail e/ou trimestralmente por correio (como preferir). Para além disso, pode acompanhar a evolução do seu investimento online através de uma ligação segura no Espaço Privado do site www.optimize.pt
7E se o protocolo acabar, deixar de ser subscritor da PROTESTE INVESTE ou associado da DECO?
Se o protocolo entre a Proteste Investe e a Optimize Investment Partners acabar, ou se deixar de ser subscritor ou sócio, mantém-se a sua conta Optimize Conta Fundos. As suas condições também se mantêm até 31 de Dezembro do ano em que o protocolo entre a DECO e a Optimize terminar ou em que deixar de ser subscritor ou associado. A partir de 1 de Janeiro do ano seguinte, a comissão de gestão passará a ser de 1,2% por ano e a bonificação aplicada desaparecerá. Todas as outras condições contratuais da sua conta Conta Fundos Optimize manter-se-ão.
8Qual a duração do protocolo?
Um ano, renovando-se automaticamente por períodos anuais e sucessivos, se for da vontade da DECO e da Optimize.
9E se houver algum problema?
Ao abrigo do acordo, a DECO e a Optimize comprometem-se a mediar eventuais conflitos entre os associados e a Optimize.
10Como posso contactar a Optimize?
Através da morada Avenida Fontes Pereira de Melo, 21 4º, 1050-116 Lisboa, da linha 213 136 230, do site www.optimize.pt ou do e-mail protesteInveste@optimize.pt.
11Como subscrever?
Basta preencher o formulário de abertura de conta online, indicar o PPR pretendido e o número de associado DECO. Pode optar por utilizar a Chave Móvel Digital e Assinar Digitalmente, ou junte uma cópia autenticada do seu documento de identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de identidade, Passaporte ou Autorização de residência em Território Nacional), um comprovativo de morada (Certidão de Domicílio Fiscal emitida no Portal da Autoridade Tributária, fatura de eletricidade, gás ou água, nota de liquidação de IRS emitida nos últimos doze meses, Atestado de Residência ou Certidão emitida pela Junta de Freguesia) e remeta o formulário juntamente com as respetivas condições gerais e ficha de subscrição assinadas para a Optimize Investment Partners.
Quando a sua subscrição for efetuada, receberá um primeiro extrato de conta, e os seus códigos de acesso ao Espaço Cliente onde poderá consulta do seu património e realizar muitas outras operações.
12Preciso de abrir conta na Optimize?
Sim, mas apenas uma conta de Conta Fundos Optimize sem despesas de manutenção. A Optimize não é um banco, mas uma sociedade gestora de fundos de investimento mobiliários e de patrimónios.
13Como fazer as entregas?
As entregas podem ser feitas de duas formas:
Transferência bancária para:
  • Conta junto do BiG – IBAN n.º: PT50 0061 0050 0551 2301 500 81
Deve enviar um comprovativo da transferência para a OPTIMIZE; ou cheque à ordem da OPTIMIZE INVESTMENT PARTNERS com o montante pretendido.
14Há um montante mínimo de investimento?
O montante mínimo de investimento inicial é de 10€ e de 10€ para os reforços.
15Posso escolher mais do que um fundo?
Sim, pode repartir o seu investimento em mais do que um dos três fundos que estão disponíveis.
16Quando posso resgatar?
Pode pedir o reembolso em qualquer altura. Não existe comissão de reembolso.
17Posso alterar entre fundos ao longo dos anos?
Sim, pode mudar de estratégia quando quiser e quantas vezes quiser.
18Efetuar alterações entre fundos tem custos?
Pode mudar de estratégia uma vez por ano gratuitamente, as alterações seguintes têm um custo de 30 euros.
19Quem é a Optimize?
A Optimize Investment Partners é uma sociedade gestora portuguesa e independente. Foi criada com o objetivo de propor aos aforradores portugueses fundos PPR e soluções de poupança com baixos custos e rentabilidade otimizada. Esta filosofia traduziu-se logo em 2008 pelo lançamento de uma gama de fundos, os quais não cobram qualquer comissão de subscrição ou resgate.
Na Optimize Investment Partners acreditamos que a transparência é a chave de uma relação de confiança, razão pela qual os nossos clientes podem consultar diariamente a situação das suas contas num espaço privado online seguro, para além da receção mensal de um extrato de contas por correio ou e-mail, à sua escolha.
A Optimize Investment Partners Iniciou as suas atividades em Setembro de 2008, e já tinha, em Janeiro de 2018, mais de 150 milhões de euros de ativos sob gestão.
20Se a Optimize falir o que acontece ao meu dinheiro?
A Optimize é uma Sociedade gestora de fundos de investimento e de patrimónios. As carteiras de títulos e de fundos pertencem sempre aos clientes e são segregados do património da Sociedade Gestora.
Para além dessa segregação, os próprios fundos que compõem as carteiras Optimize Gestão Privada - Selecção são entidades jurídicas independentes e autónomas das entidades gestoras pelo que, em caso de falência da entidade gestora, a sua carteira de fundos não é afetada.
O Sistema de Indemnização aos Investidores (SII) garante a cobertura dos montantes devidos aos investidores por intermediários financeiros (nomeadamente sociedades gestoras de patrimónios) sempre que este não tenha capacidade para os restituir ou reembolsar. O limite para as indemnizações é de 25.000,00€ sendo este limite estabelecido por investidor e não por conta. Assim, por exemplo, para uma conta com dois titulares, o limite será, portanto, de 50.000,00€.
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