A Optimize Investment Partners SGOIC S.A., irá proceder à alteração do Banco Depositário dos fundos por si geridos, função que passará a ser assumida pelo Cecabank, S.A. – Sucursal em Portugal, em substituição do Banco BiG – Banco de Investimento Global, S.A..
Esta alteração tem como principal objetivo reforçar a eficiência operacional e reduzir os custos suportados pelos fundos, através de uma diminuição da comissão de depositário atualmente aplicável. Esta redução de custos terá um impacto positivo na rentabilidade líquida dos fundos, mantendo-se inalteradas as respetivas políticas de investimento e de gestão.
O Cecabank, S.A. – Sucursal em Portugal integra o grupo Cecabank, uma instituição de referência na prestação de serviços de depositário em Espanha e Portugal, que no final de 2025, detinha mais de 300 mil milhões de euros em ativos sob depósito.
As alterações aos documentos constitutivos decorrentes da alteração de Banco Depositário tornam-se eficazes no dia 29 de maio de 2026.
Fundos abrangidos por esta alteração:
- Optimize PPR/OICVM Agressivo
- Optimize PPR/OICVM Ativo
- Optimize PPR/OICVM Equilibrado
- Optimize PPR/OICVM Moderado
- Optimize Selecção Agressiva
- Optimize Selecção Base
- Optimize Selecção Defensiva
- Optimize Disruption Fund
- Optimize LFO PPR/OICVM Leopardo
- Optimize LFO Rise US Equities
- Optimize Portugal Golden Opportunities Fund
- Comissão de Banco Depositário em vigor nos referidos fundos:
Comissão de Banco Depositário em vigor nos referidos fundos:
- Até 29/5/2026: 0,10%
- A partir de 29/5/2026: 0,065% – A comissão de 0,065% corresponde à comissão máxima aplicável. Este valor poderá ainda ser reduzido para 0,063% caso o volume de ativos sob gestão da Optimize Investment Partners depositados junto do Cecabank seja superior a 1.000.000.000 euros.
No âmbito desta alteração de depositário, e de forma a assegurar a adequada salvaguarda dos ativos dos fundos e os interesses legítimos dos participantes, a Optimize irá suspender temporariamente as operações de subscrição e resgate de unidades de participação nos dias 27, 28 e 29 de maio de 2026.
Durante este período, os clientes poderão continuar a transmitir ordens de subscrição ou resgate à Optimize. As ordens recebidas serão processadas com data de referência de 1 de junho de 2026, nos termos aplicáveis.
Reforçamos que esta alteração não implica qualquer modificação da política de investimento, da estratégia de gestão ou do perfil de risco dos fundos.