« Back to Glossary Index

Unit linked

Um “Unit linked” é um produto financeiro de poupança de longo prazo, sob a forma de seguro de vida, cujo património é aplicado em fundos de investimento. Uma outra designação mais aportuguesada destes produtos é Seguros de Vida ligados a fundos de investimento. Com a crescente modernização e internacionalização do mercado financeiro, e a par com as exigências dos aforradores que ambicionam mais flexibilidade e personalização nos investimentos, inclusivamente nos seguros, os Unit linked foram trazidos para Portugal dos Estados Unidos e de alguns países da Europa (Bélgica, França).

MercadoO mercado dos Unit linked em Portugal representava uma distribuição anual de 713 milhões de euros em 2000 e 2,790 milhões em 2007, ou seja, um aumento médio de 21,5% por ano, segundo dados do ISP. Em 2007, os Unit linked mais vendidos foram das Seguradoras Santander Totta, Ocidental Vida, BES Vida, BPI Vida e Eurovida respectivamente.

Características

É um produto que garante benefícios fiscais dos quais uma dedução anual de 25% dos prémios pagos, até um limite de 120 por casal, e uma taxa de IRS sob o rendimento até 8% em vez de 20%. Os seguros em unit linked podem consagrar, opcionalmente, garantias de capital, garantias em caso de morte, entre outros. Este produto permite investir em vários fundos. Em Portugal, os unit linked oferecem em regra geral uma escolha de três carteiras de fundos. No entanto, existe fora do país unit linked que permitem investir numa escolha de centenas de fundos de mercado.

« Voltar ao Glossário