O período de verão é significado de férias para muitos portugueses. Será esta também uma boa altura para realizar investimentos?
Timing perfeito para rentabilizar as poupanças
Provavelmente vai ficar admirado, mas a melhor altura para começar a rentabilizar as suas poupanças é: hoje
Diversos estudos indicam, sem margem para dúvidas, que para um investidor particular o mais recomendado é investir a longo prazo sem fazer market timing. Market timing consiste em tentar antecipar os melhores momentos de entrada no mercado, acompanhando as notícias e a conjetura económica e financeira. A verdade é que essa tarefa é extremamente difícil e mesmo para investidores profissionais é um verdadeiro desafio.
Para um investidor particular que invista a longo prazo, o dia específico ou circunstâncias do mercado no momento do investimento tem pouca relevância já que a passagem do tempo se encarregará de eliminar a influência do momento de entrada na rentabilidade obtida. O mercado vinha num ciclo de subidas? Estava em queda? Pouco importa.
“Só vou investir quando existir uma queda pois agora o mercado acionista está caro”
Provavelmente já ouviu opiniões deste género. No entanto a realidade é que para um investidor particular o custo de esperar por esta oportunidade é habitualmente alto. Por um lado, perde o rendimento que poderá existir até essa próxima queda, por outro mesmo durante uma queda será difícil definir qual o melhor momento para investir. Será que vai cair mais? Já estaremos no ponto mais baixo? Esta dificuldade também fará com que o investidor acabe por não conseguir investir no ponto ideal prejudicando assim a sua rentabilidade.
Muitas vezes os investidores ambicionam conseguir entrar no ponto mais baixo de uma crise e sair no ponto mais alto de valorização que anteceda a próxima queda considerável usufruindo assim de uma valorização plena. O problema é que essa tarefa é praticamente impossível para um investidor particular e o facto de o tentar fazer prejudicará a rentabilidade do seu capital, originando, muito provavelmente, um rendimento inferior a quem simplesmente invista num determinado momento aleatório.
Silly season – uma oportunidade
Mesmo que do ponto de vista da rentabilidade, para um investidor de longo prazo, pouca diferença faça o momento em que entra no mercado, a Silly Season pode constituir uma boa oportunidade de colocar as suas poupanças a render. Frequentemente nesta altura do ano é habitual tirar férias ou, mesmo em trabalho, usufruir de uma diminuição do volume de trabalho. Este período menos agitado e stressado pode ser perfeito para dedicar tempo a melhorar a sua literacia financeira, explorando opções de investimento para as suas poupanças. A azáfama do dia a dia leva a que a procura de soluções de rentabilização das poupanças fique muitas vezes para segundo plano sendo fácil o tempo ir passando sem obter um rendimento significativo do seu património financeiro. Particularmente hoje em dia que se espera que os níveis de inflação aumentem, é extremamente importante pensar em investir o capital para evitar, além de não obter nenhum rendimento, a sua desvalorização com o passar do tempo.
Conclusão
Para investidores particulares a abordagem que frequentemente proporciona melhores resultados é procurar investimentos de longo prazo. Seguindo este tipo de estratégia torna-se pouco importante o momento em que entra no mercado. No entanto a Silly Season poderá constituir uma boa oportunidade para pensar na rentabilização das suas poupanças uma vez que é um período do ano em que muitas pessoas têm tempo livre para poder estudar opções de investimento. A gama de fundos de investimento da Optimize são um excelente ponto de partida já que oferecem uma opção para todos os perfis de investidor e objetivos. A abertura de conta pode ser feita totalmente on-line não sendo necessário sair de casa.